quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O ESPINHO NA CARNE

Para "gente grande"!



Leitura Introdutória
2 Co 12:1-10

1) Contextualizando: antes do “espinho”
Assim como Deus fez com Paulo, tem feito conosco.
Se Paulo ouviu coisas maravilhosas em sua visão, conosco não tem sido diferente!
Deus tem nos chamado e nos falado mostrado coisas grandes:

  • Tem nos mostrado um caminho a ser seguido.
  • Tem nos mostrado o motivo de nossa Salvação: Jesus crucificado.
  • Tem nos mostrado a Cidade Santa e nossa vida na eternidade com Ele.
  • Tem nos mostrado que podemos ter uma vida de poder e vitória

2) No entanto, não saímos ilesos após a revelação “das grandes coisas”
Lembro-me de Jacó, marcado após aquele encontro especial que teve com Deus (Gn 32:25).
Paulo também recebeu uma marca, um espinho na carne: não sabemos o que era, no entanto era uma situação que o incomodava muito.
Quem nunca teve um espinho na carne?
Lembro-me, um dia, minha querida avó indo ao meu encontro: “-Giane, tira uma farpa aqui pra mim?”. Quando olhei, não era uma “farpinha”, mas um pedaço de bambu, relativamente grande, que, quando puxei, saiu com uns pedacinhos de sangue (parte já coagulando).
Já tinha tirado várias farpas da mão dela em situações diferentes... mas aquele “pedaço de pau” não esqueci mais. O que eu quero dizer? Não importa o tamanho do espinho: há dor, há incômodo, há o desejo de livrarmo-nos dele.
Só sabe a dor do espinho quem está com ele na carne!

Paulo sofria com uma situação difícil e nós também sofremos:
  • Poder ser uma enfermidade
  • Problemas no trabalho ou na escola
  • Algum tipo de perseguição
  • Dificuldades financeiras
  • Problemas no lar
  • Luta espiritual (carne x espírito)

A situação difícil de Paulo comparava-se a um mensageiro de Satanás enviado para lhe esbofetear. Será que só Paulo teve o “privilégio” do sofrimento? De forma alguma!
Se você ainda não tem um espinho na sua carne, não se preocupe... ele vai aparecer:

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz;
no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

A Bíblia nos fala acerca das lutas e tentações, das dificuldades desta vida:
  • Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
    Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
    Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.Tiago 1:2-4
  • Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. 1 Pedro 4:12-13

3) No incomodo das dores do espinho, Deus responde a oração do servo fiel:
A Minha Graça te basta!”
  • Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43:2
  • E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. Êxodo 3:14
Deus é aquilo que você tem necessidade: creia nisso!
Na doença, Ele é a cura!
Na tempestade em alto mar, Ele é quem caminha sobre as águas!
Na fome, Ele é o alimento!
Na fornalha, Ele é o Quarto Homem!
No deserto, Ele é a fonte de Águas Vivas...

Infelizmente muitos têm trocado esta fonte, por cisternas esburacadas:

Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas. Jeremias 2:13

4) Ao ouvir a voz de Deus, Paulo chega a uma grande conclusão: sua fraqueza!
Deus fala contigo também e de formas variadas!
Somos fracos... não temos condições de resolver esta situação que nos incomoda tanto... Nós somos: Frágeis, Dependentes, Sensíveis.

Somos como crianças bem pequenas quando quer ser alimentada: ela não tem condições de preparar o próprio alimento e chora, grita de fome.
Mas com Deus, não ganhamos nada no grito, mas na oração, na adoração, na constância, na fidelidade, na fé!
Não importar se este espinho na carne está te deixando fraco. Se você não está em pecado, Deus tem uma promessa para você:
O meu poder se aperfeiçoa na fraqueza!”
Deus te concede poder hoje para vencer o mal, para romper barreiras, para derrubar gigantes!

Mas se você está em pecado, a história também não acabou: olhe para a cruz, creia em Jesus que Ele te ajuda a caminhar e vencer. Seja abençoado!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário